Site Em Construção!

Nossos Serviços - Segurança no trabalho

  • Laudos de Assistências Técnicas é um documento que pode ser utilizado para meios judiciais ou não devendo ser realizado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho para comprovação de nexo da causalidade, constatação de doenças profissionais, insalubridade / periculosidade e outros.

    A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo195, estabelece que "a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego".

  • Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais, como também obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) , devendo ser realizada com freqüência anual.

    A Ocupacional preocupada em contribuir com seus clientes, possui um programa de palestras à serem ministradas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

  • O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e seqüencial de medidas de segurança que devem ser implementados em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde dos trabalhadores.

    Como surgiu?

    Com o intuito de evitar acidentes com operadores de máquinas , o PPRPS surgiu como um anexo de uma convenção em que três partes interessadas se uniram: os Sindicatos dos Empregadores juntamente com a FIESP, os Sindicatos dos Trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego, que representa o governo.

  • A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo prevenir acidentes e doenças, buscando conscientizar os funcionários, que a segurança no trabalho começa com o trabalhador.

    Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos.

    A Ocupacional procurando ser parceira dos seus clientes, promove palestras informativas: como criar a CIPA e que atividades desenvolver com o objetivo de alertar aos funcionários sobre a segurança no local de trabalho.

  • O Programa de Proteção Respiratória tem a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, para garantir uma completa proteção do trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

    Com a finalidade de garantir o uso correto de equipamentos de proteção respiratória, os trabalhadores devem receber treinamento de uma pessoa qualificada (conforme Instrução Normativa I.N nº 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, da C.L.T e das NRs 6 e 9)

  • Atividades previstas para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

    » Elaborar o "Documento-Base" para definições dos exames requeridos para cada posto de trabalho;
    » Elaborar o "Relatório Anual", discriminando todos os exames médicos e complementares realizados durante o ano;
    » Exame médico admissional;
    » Exame médico periódico;
    » Exame médico de retorno ao trabalho;
    » Exame médico demissional;
    » Exame médico e/ou clínico complementar;
    » Exame médico para mudança de função.

  • O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições , visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

    O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o PCMSO

  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo. O modelo deste encontra-se no Anexo XV da Instrução Normativa nº 118/2005 do INSS.

    O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento orientador ao processo de reconhecimento de aposentadoria especial.

  • O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho é um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial.

    "A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou eEngenheiro de Segurança do Trabalho". (art 58, parágrafo 1º, Lei 8.213/91)

  • O Programa de Conservação Auditiva - Portaria 19/98 MTE deve estar perfeitamente integrado com o PCMSO e PPRA. Compreende as seguintes atividades:

    » Avaliação dos níveis de ruído e determinação da exposição dos trabalhadores a este agente;
    »Audiometrias no pré-admissional (audiometria de referência), seis meses após a admissão e anualmente;
    » Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores a fim de detectar possíveis alterações;
    »Orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e medidas preventivas.

  • O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção.

    O PCMAT estabelece um sistema de gestão em segurança do trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra. Além de garantir a sáude e a integridade física de todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço(trabalhadores da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes).


Rua Silva Bittencourt, 107 - Centro - CEP: 37002-050 - Varginha - MG

Todos os direitos reservados © Prevent 2011